ACERVO HECO
A Heco Produções adquiriu os direitos patrimoniais de filmes produzidos na Boca do Lixo nos anos 1960 e 1970, os quais gerencia e comercializa. São 56 filmes ao todo, de diretores como Carlos Reichenbach, José Mojica Marins, Jean Garret, Ody Fraga entre outros. Essa coleção inclui o Acervo Ozualdo Candeias, que compreende grande parte da filmografia do diretor e seu acervo de fotografias. Para obter informações detalhadas sobre exibições, entre em contato conosco.

ANARQUIA
SEXUAL
dir. Antônio Melliande
longa-metragem, ficção, 1982
Um instituto de pesquisa reúne um grupo de jovens voluntários para um teste sobre a capacidade de continência sexual. Começam a contestar o projeto ao descobrirem que estão sendo forçados à obediência de regras que não ajudaram a estabelecer.

D'GAJÃO MATA PARA VINGAR
dir. José Mojica Marins
longa-metragem, ficção, 1972
Para se livrar de um crime que cometeu, o capataz Justino coloca a culpa em um grupo de ciganos. O coronel manda então seus capangas matarem todos eles. D'Gajão, o único sobrevivente, inicia uma busca sangrenta por vingança.

A FÊMEA
DO MAR
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1981
Jerusa vive na esperança da volta de seu marido, que saiu para o mar. Um dia, um marinheiro vem com a notícia da morte do marido. O marinheiro começa a despertar desejos sexuais em toda a família, o que faz a viúva questionar a sua presença.

IMPÉRIO
DO DESEJO
dir. Carlos Reichenbach
longa-metragem, ficção, 1981
Viúva descobre que o marido mantinha uma casa na praia para encontros amorosos. Decidida a reaver a propriedade e com a ajuda de um advogado, embarca para Ilhabela. Porém, coisas estranhas passam a acontecer.

MULHER,
MULHER
dir. Jean Garret
longa-metragem, ficção, 1979
Viúva decide exilar-se no campo e tentar novas experiências sexuais: aproxima-se de Jumbo, seu cavalo de estimação, e de Marta, uma universitária.

NOITE
EM CHAMAS
dir. Jean Garret
longa-metragem, ficção, 1977
Revoltado com sua condição, João planeja explodir o hotel em que trabalha como servente no centro de São Paulo. A trama acompanha a estratégia do funcionário em busca de seu objetivo.

O PRAZER
DO SEXO
dir. John Doo
longa-metragem, ficção, 1981
Após a morte de sua mulher, pai cria o filho sozinho. Tornam-se companheiros de boemia e aventuras amorosas. Cada um se apaixona por uma moça, mas por vários motivos voltam a frequentar a boemia à procura de mulheres.

O SEXO NOSSO
DE CADA DIA
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1981
Três burguesas insatisfeitas sexualmente, sedentas de novas experiências, alugam um ponto na calçada e, por três noites, fazem programas com pessoas que por ali passam.

VADIAS
PELO PRAZER
dir. Antonio Meliande
longa metragem, ficção, 1982
Três irmãs vivem juntas em uma mansão. Susana, a mais velha, ostenta um puritanismo de fachada enquanto se prostitui. Ao se apaixonar por Marcelo, abandona a atividade e seu lugar é tomado por Márcia, frustrada no relacionamento amoroso.

COMO CONSOLAR VIÚVAS
dir. José Mojica Marins
longa-metragem, ficção, 1976
Ao ver no jornal que três empresários milionários sumiram em um grave acidente aéreo, um ator arquiteta um plano para ficar rico. Ele se passa pelos falecidos maridos e tira proveito das três viúvas solitárias.

ERÓTICA, A FÊMEA SENSUAL
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1984
Mulher escapa do acidente que matou seu marido, ficando com uma cicatriz no rosto apenas. Julgando-se culpada pelo acidente, entrega-se aos interesses mesquinhos de um gigolô. Um cirurgião plástico vai tentar afastá-la do gigolô.

A FOME
DO SEXO
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1981
Após flagrar o marido com uma prostituta, Maria Madalena parte para Campos do Jordão, onde resolve desfrutar de seus direitos como mulher. Seduz um adolescente que trabalha numa farmácia local e iniciam um relacionamento.

O M DA MINHA MÃO
dir. Carlos Reichenbach
curta-metragem, documentário, 1979
Documentário sobre o acordeonista Mario Gennari autor de “Baião caçula” e “O M da minha mão”. O filme constrói relações entre a sonoridade das músicas desse compositor e uma percepção da periferia de São Paulo.

MULHERES TARADAS POR ANIMAIS
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1986
Marta é uma jovem de grande curiosidade intelectual. Livre e liberada pretende escrever um livro sobre a possibilidade de ter relações sexuais com animais. Acompanhada de duas amigas partem para uma fazenda isolada que alugam para realizarem seus experimentos.

PALÁCIO
DE VÊNUS
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1980
Filha de prostituta que morava no interior foge de casa para encontrar com a mãe. As outras prostitutas iniciam uma greve em busca de uma divisão mais justa dos lucros. A cafetina, para acalmar os fregueses, anuncia o sorteio de uma virgem para aquela noite.

SANGUE
CORSÁRIO
dir. Carlos Reichenbach
curta-metragem, ficção, 1982
Um bancário encontra um amigo poeta com quem viveu intensamente os anos da contracultura. O tempo e a sobrevivência fez os dois escolherem profissões e caminhos existenciais opostos.

SONHOS
DE VIDA
dir. Carlos Reichenbach
curta-metragem, ficção, 1979
Tendo como guia a matéria turística de um jornal de bairro, duas operárias da periferia de São Paulo iniciam uma viagem ao mais próximo balneário de águas termais.

A VIRGEM E O MACHÃO
dir. José Mojica Marins
longa-metragem, ficção, 1974
Dois médicos são chamados para trabalhar no hospital de uma cidade do interior. Um deles começa a cativar todas a moças da região. Quando as mulheres descobrem uma aposta sexual feita entre seus maridos e o forasteiro, decidem revidar.

DEVASSOS E BURGUESES
dir. John Doo
longa-metragem, ficção, 1986
Filho e pai formam dupla famosa na boemia. Quando o segundo se casa novamente, sua mulher não aceita a infidelidade e a consequência disso gera um grande conflito entre ambos.

EXCITAÇÃO
dir. Jean Garret
longa-metragem, ficção, 1977
História de um engenheiro que compra uma casa de praia com o propósito de ajudar a esposa, que sofria de crises nervosas e alucinações. Ela descobre que um homem havia se enforcado ali e é justamente esse o homem que ela vê em suas alucinações.

GOZO
ALUCINANTE
dir. Jean Garret,
longa-metragem, ficção, 1984
Helena, uma noiva insatisfeita sexualmente, é sequestrada e violentada. Filme de sexo explícito na linha sadomasoquista

MEU DESTINO EM TUAS MÃOS
dir. José Mojica Marins
longa-metragem, ficção, 1962
O drama de cinco crianças pobres que vivem infelizes com suas respectivas famílias. Cansados de abuso e desprezo, os amigos fogem de casa e saem a pé pelas estradas, acompanhadas apenas pelo violão e pela cantoria de Carlito, o mais velho deles.

NEM VERDADE
NEM MENTIRA
dir. Jairo Ferreira
curta-metragem, documentário, 1979
Ligéia de Andrade, repórter da grande imprensa, escreve um relatório confidencial sobre suas atividades e, ao mesmo tempo, interroga seus colegas de redação sobre a verdade e a mentira jornalística.

O PARAÍSO
PROIBIDO
dir. Carlos Reichenbach
longa-metragem, ficção, 1981
Radialista de sucesso abandona mulher e filhos e muda-se para uma pequena cidade balneária do litoral de São Paulo. Ali, empregado em uma estação de rádio local, tenta afogar sua frustração existencial em jornadas etílicas, nos braços de uma jovem caiçara e de uma intelectual.

SENTA NO MEU QUE EU ENTRO NA TUA
dir. Ody Fraga
longa-metragem, ficção, 1985
Na primeira parte, a vagina de uma mulher começa a falar de uma hora para a outra, revelando suas opiniões e desejos. Na segunda, homem duplica sua capacidade sexual após o nascimento de um pênis em sua cabeça.

TENSÃO
E DESEJO
dir. Alfredo Sternheim
longa-metragem, ficção, 1983
Jovem professora abandona São Paulo com destino a uma pequena cidade do litoral. Lá ela acaba encontrando o amor de um jornalista, a paixão de um homem casado e infeliz e as atenções excessivas da diretora da escola.

VOLÚPIA
DE MULHER
dir. John Doo
longa-metragem, ficção, 1984
Após perder a virgindade, Cristina é expulsa de casa pelos pais, e parte para a cidade grande. Anos depois, ela dá à luz uma criança com problemas cardíacos. Ela conhece um pintor disposto a ajudar, mas, em troca, terá que posar nua.
ACERVO OZUALDO R. CANDEIAS
Ozualdo Ribeiro Candeias foi registrado em Cajubi, São Paulo, em 1922. Trabalhou como motorista de caminhão, entre outros empregos, até que, no começo dos anos 1950, comprou uma câmera 16 mm Keystone. Começou a fazer filmes caseiros, aprendendo todos os meandros técnicos da máquina de forma autodidata.
Começou a frequentar o Seminário de Cinema do MASP em 1955. Com isso, passou a dirigir documentários institucionais e cinerreportagens e a trabalhar como equipe técnica. Em 1967, realizou o longa de baixo orçamento A Margem, que mudou os paradigmas do cinema feito no Brasil até então, sendo considerado marco do chamado Cinema Marginal e do cinema da Boca do Lixo. Seguiram-se os igualmente irreverentes e experimentadores Meu nome é Tonho e A Herança – iniciando sua parceria com David Cardoso, produtor e ator de Caçada Sangrenta e A Freira e a Tortura.
Candeias foi diretor de fotografia e ator em vários longas-metragens, além de ter feito curtas e médias. Registrou também, através de fotografias, o cotidiano da Boca do Lixo, local que defendia irrestritamente. Em 1981, fez AOpção ou As Rosas da Estrada, que lhe rendeu o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno. Fez ainda dois filmes, dessa vez com apoio público: Manelão, o Caçador de Orelhas e As Bellas da Billings, quase uma despedida da Boca. Depois volta com O Vigilante, e chega a ensaiar outros projetos, mas não consegue apoio. Ozualdo Cadeias falece em 2007.

ACERVO DE FOTOGRAFIAS
A produção de Ozualdo Candeias como fotógrafo foi realizada paralelamente à sua atividade cinematográfica e retrata as pessoas e os costumes da cidade de São Paulo entre os anos 1960-1990. O acervo possui vasto registro fotográfico sobre arquitetura; a rua do Triunfo e arredores; grafites; retratos de personalidades do cinema brasileiro e bastidores de diversos filmes produzidos na Boca do Lixo. Há ainda, inúmeros registros de viagens para Bolívia e Peru, Mato Grosso, Paraná, Brasília e outras regiões do país.
Confira abaixo os filmes de Ozualdo Candeias administrados pela Heco Produções. Para obter informações detalhadas sobre exibições, entre em contato conosco.

O ACORDO
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1968
Mulher faz acordo com o Diabo, no qual, em troca de proteção para a família, ela terá de entregar uma virgem ao demônio. Episódio de "Trilogia do Terror."

BOCADOLIXOCI-NEMA
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1976
Documentário sobre a festa de final de ano de 1976 na rua do Triunfo.

CINEMATECA
BRASILEIRA
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1993
Documentário sobre as atividades da Cinemateca Brasileira.

LADY
VASELINA
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, ficção, 1990
Adaptação da obra de Tennessee Williams. Prostituta e escritor decadentes entram em conflito com a senhoria do lugar onde vivem.

MEU NOME É... TONHO
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1969
Criança é raptada por ciganos, com quem passa a viver, sem conhecer seus pais. Já rapaz, Tonho abandona os ciganos e vai viver por conta própria, encontrando em sua trajetória uma bela mulher e um bando de facínoras extremamente violentos.

RODOVIAS
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1962
Documentário institucional sobre a importância econômica e social da malha rodoviária de São Paulo, que estava sendo ampliada pelo governo Carvalho Pinto

SENHOR
PAUER
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, ficção, 1988
Num dia de greve de ônibus, burguês pega carona na carroça de um catador de lixo e começa a explorá-lo até o limite.

A VISITA DO
VELHO SENHOR
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, ficção, 1976
Adaptação do conto gráfico de Poty Lazzarotto que narra a visita de um homem a uma prostituta. Durante a visita, o homem tortura a mulher.

AMÉRICA
DO SUL
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1965
Quatro filmes: o primeiro documenta Santana de Yacuma; o segundo é dedicado aos índios Guarani, do Paraguai. Os outros dois são: um sobre o Carnaval de Puno e outro sobre o lago Titicaca, apenas com a intenção de mero registro.

O CANDINHO
dir. Ozualdo Candeias
média-metragem, ficção, 1976
O filme conta a história de Candinho, um rapaz com deficiência mental que é expulso juntamente com sua família da fazenda onde trabalhavam no interior. Ele parte, então, para a cidade em busca de uma promessa de redenção na figura de uma imagem de Cristo.

ENSINO
INDUSTRIAL
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1962
Documentário institucional que demonstra o progresso do ensino profissional em São Paulo e os novos estabelecimentos para esse tipo de ensino construídos pelo governo Carvalho Pinto.

MANELÃO, O CAÇA-
DOR DE ORELHAS
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1982
No interior do Centro-Sul, um caboclo doente e pobre é contratado por ricos latifundiários interessados vinganças pessoais. Ele quase não fala, e seu silêncio de matador tem uma marca: arranca a orelha da vítima e a entrega a quem encomendou a morte.

AOPÇÃO OU AS ROSAS DA ESTRADA
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1981
Mulheres que vivem à beira de estradas lutam por sobrevivência e buscam chegar a regiões mais desenvolvidas, onde há melhores condições de trabalho. Para isso, acabam aceitando todos os tipos de serviços, incluindo a prostituição.

UMA RUA CHAMA-
DA TRIUMPHO 69/70
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1971
Através de fotografias de autoria de Ozualdo Candeias registra-se a região da Boca do Lixo paulistana e as pessoas do meio cinematográfico que por ali circulavam.

TAMBAÚ, CIDADE
DOS MILAGRES
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1955
Documentário sobre a última benção ministrada pelo padre Donizetti, ocorrida na cidade de Tambaú.

ZÉZERO
dir. Ozualdo Candeias
média-metragem, ficção, 1974
Um camponês tem a visão de uma “fada” que o convence a ir para a cidade em busca dos prazeres da metrópole. Lá, só consegue emprego na construção civil, onde o pouco que ganha gasta com apostas na loteria esportiva.

AS BELLAS
DA BILLINGS
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1987
Um violeiro e seu amigo, vendedor ambulante de ervas medicinais em praça pública, vão passar um fim de semana num casebre da família do primeiro - mãe e irmã, às margens da represa Billings.

CASAS
ANDRÉ LUIZ
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1967
Documentário institucional sobre as atividades beneficentes das Casas André Luiz.

A HERANÇA
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1971
Filho de fazendeiro volta para casa após a morte de seu pai, encontrando sua mãe casada com seu tio. O falecido volta do além, conta para o filho que foi assassinado e o rapaz promete vingança.

A MARGEM
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1967
Inspirado em acontecimentos reais publicados em jornais popularescos, o filme aborda o dia-a-dia da população pobre que vive às margens do rio Tietê através das experiências de quatro personagens que, no meio da miséria e da luta pela sobrevivência, tentam se encontrar através do sentimento.

POLÍCIA
FEMININA
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1960
Documentário que apresenta, em tom dramático, as atividades da polícia feminina.

UMA RUA CHAMA-
DA TRIUMPHO 70/71
dir. Ozualdo Candeias
curta-metragem, documentário, 1971
Através de fotografias de autoria de Ozualdo Candeias registra-se a região da Boca do Lixo paulistana e as pessoas do meio cinematográfico que por ali circulavam.

O VIGILANTE
dir. Ozualdo Candeias
longa-metragem, ficção, 1992
O filme conta a chegada de um camponês à cidade. Os tempos são difíceis e não encontrando trabalho facilmente ele torna-se vigilante. Como a maioria dos migrantes, acaba indo morar numa favela, onde acaba tendo de enfrentar uma série de problemas.
OUTROS DOCUMENTÁRIOS REALIZADOS POR CANDEIAS
POÇOS DE CALDAS (1956)
35mm, P&B
Documentário institucional sobre as atrações turísticas da cidade de Poços de Caldas.
INTERLÂNDIA (déc. 60)
35mm, P&B
Documentário institucional apresentando as atividades econômicas, religiosas e sociais da cidade de Espírito Santo do Pinhal.
JOGOS NOROESTINOS (déc. 60)
35mm, P&B
Documentário sobre os VI Jogos Noroestinos, ocorridos em Campo Grande.
MARCHA PARA O OESTE NÚMERO 3 (déc. 60)
35mm, P&B
Documentário institucional sobre os progressos da cidade de Campo Grande.
MARCHA PARA O OESTE NÚMERO 5 (déc. 60)
35mm, P&B
Documentário institucional sobre o desenvolvimento econômico da cidade de Corumbá.
BASTIDORES DA FILMAGEM DE UM PORNÔ (déc. 90)
Documentário que através das fotografias de Ozualdo Candeias registra de forma irônica a realização de um filme pornográfico.